E-book ‘ Transdisciplinaridade e cognição: reflexões teóricas para uma prática direcionada’

4 de setembro de 2017

É com muita satisfação que informamos a publicação do E-book ‘ Transdisciplinaridade e cognição: reflexões teóricas para uma prática direcionada’.

Para acesso ao e-book completo, solicitamos, por gentileza, que façam a compra através do Site da Amazon.

O livro aborda os conceitos de integralidade, interdisciplinaridade e trabalho em equipe na prática cotidiana em saúde são inseparáveis. Esse estudo tem como objetivo realizar uma revisão narrativa da literatura sobre os principais aspectos, conexões e diferenças entre as concepções de interdisciplinaridade e interprofissionalidade no campo da saúde. Esta revisão foi pautada em artigos, teses, livros, relatórios, documentos oficiais e sites institucionais que abordassem a temática proposta. A interdisciplinaridade abrange a relação estabelecida entre os saberes. A interprofissionalidade diz respeito ao desenvolvimento de uma prática colaborativa entre os profissionais das diversas disciplinas. A complexidade dos problemas de saúde demanda essa interação. A identidade profissional define os limites da prática profissional sem estabelecer fronteiras rígidas, e ademais o cuidado compartilhado deve ser centrado no usuário. A fragilidade da formação em saúde, os processos de trabalho em saúde e a jurisdição das categorias profissionais são desafios à interprofissionalidade. Contudo existem experiências exitosas na perspectiva da educação e da colaboração interprofissional, que confluem em estratégias e ações efetivas.

Fonte: Profa. Raimunda Hermelinda Maia Macena – Departamento de Fisioterapia/ UFC – (85) 3366 8632