Corpo Docente

Profa. Ana Carla Lima Nunes – aclnunes@gmail.com

Possui doutorado em Ciências Médicas (UFCMG); Possui mestrado em Fisioterapia (UFRN); Especialização em Terapia Manual e Postural (CESUMAR); Osteopata pela Escola de Osteopatia de Madri; Graduação em Fisioterapia (UNIFOR). É coordenadora do Projeto de Pesquisa e Extensão Movimento (UFC) e do Projeto de Pesquisa AGEplus (UFC). Tem experiência na área de Fisioterapia e Ortopedia, com ênfase em Funcionalidade Humana, Dor, Condições Musculoesqueléticas em adultos e idosos.

 

 

 

 

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (1993), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (1998) e doutorado em Educação pela FACED/UFC. Professora Associada I do Departamento de Fisioterapia, e professora do Mestrado Profissional em Saúde da Familia (MPSF/UFC/RENASF) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFC). Coordenadora do Grupo Educação, Tecnologia e Saúde (GETS). Coordenadora de Tutoria e EaD NUTEDS/UFC. Experiência em pesquisa na área de Educação a Distância e Informática em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, avaliação, tecnologia educacional, sistemas de informação, software, informática em saúde e bases de dados.

 

Doutorando em Ciências da Reabilitação (UFMG); Possui mestrado em Saúde Coletiva, Política e Gestão em Saúde (UNICAMP); Aprimoramento Profissional FUNDAP/SES-SP em Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP);  Título de especialista em Fisioterapia Traumato-Ortopédica (ABRAFITO/COFFITO); Especialização em Acupuntura (ABA); Graduação em Fisioterapia (UNIUBE). Coordena o Grupo de Atenção Integral e Pesquisa em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa (GAIPA-UFC). Tem experiência na área de Fisioterapia e Saúde Coletiva, com ênfase em Atenção Primária à Saúde, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, Dor e Funcionalidade Humana, Condições Musculoesqueléticas.

 

Possui Graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp (2003), Aprimoramento em Fisioterapia Cardio-respiratória pela Universidade de São Paulo, USP-Ribeirão Preto (2005), Mestrado em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP (2010) e Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM (2015). É Especialista Profissional em Terapia Intensiva (COFFITO) (2015). Foi cientista visitante da Ludwig-Maximilian Universität (Munique/Alemanha)(2009). É editora de seção da revista Fisioterapia e Saúde Funcional (área Fisioterapia Cardiorrespiratória) e professora integrante do grupo de pesquisa Inspirafisio-UFC. Tem experiência na área de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Terapia Intensiva, com linha de pesquisa voltada a reabilitação pulmonar e validação de instrumentos de aferição de funcionalidade.

 

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Londrina (1997), Especialização em Fisioterapia Cardio-Respiratória pelo Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo (HC/FMUSP – 1999), Doutorado em Ciências, na área de concentração de Pneumologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2006). Docente Adjunta do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenadora da Liga Cardiovascular da Fisioterapia e da Liga do Pulmão da Fisioterapia. Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Estudo em Fisioterapia Oncológica e Cuidados Paliativos (GEFON). Preceptora do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar à Saúde na ênfase de Assistência em Diabetes do Hospital Universitário Walter Cantídio da UFC. Tem experiência clínica, acadêmica e administrativa na área de Fisioterapia, atuando principalmente nas seguintes áreas: Fisioterapia Cardiovascular, Reabilitação Cardíaca, Neuropatia Diabética, Fisioterapia Respiratória e  Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva.

 

Possui graduação em Fisioterapia, Mestrado e Doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal pela ASSOBRAFIR, Especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória pela UNIFOR, Especialização em Rede de Gestão do Cuidado ao Paciente Crítico pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa, Coordenadora da Unidade de Reabilitação da MEAC -UFC que congrega as áreas de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia, sendo também Coordenadora Didático-Pedagógica da Residência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar à Saúde na área de Concentração de Saúde da Mulher e da Criança (MEAC-UFC). Docente do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará. Docente e Preceptora da Residência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar à Saúde na área de Concentração de Saúde da Mulher e da Criança. Docente do Curso de Especialização em Fisioterapia Cardiovascular e Pneumofuncional e do Curso de Especialização em Fisioterapia na Unidade de Terapia Intensiva na UNIFOR. Tem experiência na área de Fisioterapia com ênfase em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Terapia Intensiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Assistência Fisioterapêutica no Período Neonatal, Pediátrico e Adulto.

 

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza (1994). Atualmente é Professora(a) Adjunto I do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará, Coordenadora do Centro de Estudos do Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce_NUTEP, Membro efetivo do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Fisioterapia da UFC, Coordenadora do Projeto de Extensão O Cuidado Multifuncional da Criança com Deficiência, sediado no NUTEP_UFC.
Tem especialização em Desenvolvimento Infantil -UFC, Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente – UECE e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará – Eixo de pesquisa: Família, Sexualidade e Educação. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia Neonatal, atuando principalmente nos seguintes temas: Recém-nascido de Baixo Peso, Prematuridade, Vínculo/Apego, Humanização, Método Mãe Canguru e Manuseio do Recém Nascido, Desenvolvimento Infantil, Psicomotricidade, Integração Sensorial, Educação Comparada, Pesquisa Qualitativa e Saúde Coletiva.

 

Fisioterapeuta pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Adjunta do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Fisioterapia em Ortopedia e Esportes (UFMG). Possui mestrado e doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Ciências da Reabilitação  (UFMG).Doutorado Sanduíche the University of Sydney, Sydney (Australia). Vice coordenadora do Projeto de Pesquisa e Extensão Movimento. Principais áreas de interesse envolvem adultos e idosos nos temas: Fisioterapia, dor lombar e outras condições musculoesqueléticas, atividade física, mensuração em reabilitação. Integrante do Grupo de Pesquisa CNPq Fisioterapia Musculoesquelética: Epidemiologia clínica e análise do movimento humano. 

 

 

 

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza (1996), especialização em Psicomotricidade pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestrado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2005) e doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Ceará (2011) . Atualmente é professora adjunto III (40h/DE) do Departamento de Fisioterapia da Faculdade de Medicina da UFC. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em pediatria e neurologia. Atuando em pesquisas nos seguintes temas: desenvolvimento infantil, psicomotricidade, posturologia, cinesiologia e biomecânica.

 

 

 

Possui graduação em Fisioterapia, Especialista em fisioterapia neurológica, Mestre (UFMG-2008) e Doutora em Ciências da Reabilitação (UFMG-2013) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora adjunta do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará.Tem experiência na área de Fisioterapia Neurofuncional atuando principalmente nos seguintes temas: doença de Parkinson, Acidente Vascular Cerebral, desempenho muscular e funcional, controle postural, condicionamento cardiorrespiratório e tecnologia assistiva.

 

 

 

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN – 2011). Especialista em Fisioterapia Traumato-Ortopédica pelo Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN – 2012). Mestre em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN – 2013) – linha de pesquisa: fisioterapia geriátrica e epidemiologia. Doutora em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN – 2016) – área: avaliação e intervenção no processo de envelhecimento. Docente Adjunto A do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará (UFC), atuando nas áreas de saúde do idoso, saúde da mulher e atenção primária à saúde. Docente colaboradora do Projeto de Extensão Fisioterapia na Saúde da Mulher (PROFISM – UFC).

 

Graduado em Fisioterapia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), especialista em Fisioterapia em Traumato-Ortopedia pela Faculdades Integradas do Recife (FIR) e em Fisioterapia Esportiva pela Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (SONAFE/COFFITO), Mestre em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Doutor em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia – (RENORBIO / UFPE). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará – UFC, Coordenador da Liga de Fisioterapia Esportiva (LIFE), Membro do Grupo de Pesquisa em tendão (Tendon Research Group – TRG), Pesquisador do Laboratório de Análise do Movimento Humano e Membro da diretoria da SONAFE – Regional Ceará, biênio 2018/2019. Área de pesquisa:  (1) Distúrbios/Alterações Músculo-esquelético em grupos especiais – Atletas, Diabetes Mellitus; (2) Avaliação e intervenção nas alterações dos tendões; (3) Fisioterapia musculoesquelética; (4) Fisioterapia Esportiva.

 

Possui Graduação em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza (2006). Pós-graduada em Fisioterapia Cardiovascular e Pneumofuncional pela Universidade de Fortaleza (2007). Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará  (2010). Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Ceará ( 2017). Docente adjunta do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Fisioterapia Cardiorrespiratória ( INSPIRAFISIO-UFC). Docente do Projeto de extensão em Fisioterapia na Saúde do Idoso (FisioIdoso- UFC). Pesquisas nas áreas de Fisioterapia Cardiorrespiratória (Adulto) Doença renal crônica, hemodiálise. Coordenadora do curso de Fisioterapia- UFC ( 2018-2020).

 

Graduação em Fisioterapia compartilhada entre a Universidade Estadual do Pará (UEPA) e Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Sócio-especialista em Fisioterapia Esportiva – SONAFE/COFFITO. Mestre em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (2010). Doutor em Saúde Coletiva (Epidemiologia) pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2014). Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará, Chefe do Departamento de Fisioterapia – UFC (2015/2019), Coordenador da Liga de Fisioterapia Esportiva (LIFE), Vice-coordenador do PAPO-Joelho, Pesquisador do Laboratório de Análise do Movimento Humano, Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Fisioterapia Musculoesquelética: Epidemiologia clínica e análise do movimento humano. Presidente da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (SONAFE) – Regional Ceará, biênio 2016/2017, Editor do PROFISIO-Esportiva (SECAD-Editora Artmed) 2018/2019. Principais áreas de atuação: fisioterapia esportiva, fisioterapia musculoesquelética, exames complementares biomecânicos, e validação de instrumentos de avaliação musculoesquelética.

 

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (1995), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza (2001), doutorado em Ciências Médicas (2009) e pós-doutorado em saúde coletiva (2015) pela Universidade Federal do Ceará. Docente adjunto IV da Universidade Federal do Ceará. Coordena o grupo de pesquisa Promoção da saúde em populações vulneráveis e pesquisa nas linhas de avaliação do processo saúde-doença em grupos socialmente vulneráveis, estudo das estratégias interdisciplinares em promoção e prevenção em saúde, e, violência, processo saúde-doença e promoção da saúde.

 

Profa. Renata Viana Brígido de Moura Jucá – renataviana.juca@gmail.com

Profa. Renata Bessa Pontes – renatabessa@ufc.br

Prof. Rodrigo Fragoso de Andrade – rodfragoso@hotmail.com

 

Prof. Rodrigo Ribeiro de Oliveira – rodrigo@ufc.br / rodrigoroliveira@hotmail.com

Possui graduação em Fisioterapia pela UNESA – Nova Friburgo, RJ(2003), Mestrado em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco (2011) e doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Ampla experiência clínica na área da Fisioterapia Musculoesquelética, Sócio especialista em Fisioterapia Esportiva pela SONAFE. Tem experiência com recursos Terapêuticos Manuais e Mecânicos e nas áreas de Fisioterapia Esportiva e Traumato-Ortopédica, atuando principalmente nos temas: Biomecânica Clínica e Experimental, Fisioterapia Esportiva, e Avaliação e Tratamento das Tendinopatias.

 

 

Graduação em Fisioterapia (UNESP – 2003), especialização em Extensão Universitária (UFSJ – 2013), especialização em Docência para as Profissões da Saúde (UFC – 2015), mestrado (bolsa CNPq) em Saúde Pública (USP – 2006) e doutorado (bolsa FAPESP) na mesma área (USP – 2010). Experiência na área de Saúde Coletiva/Saúde Pública. Temas: saúde das pessoas com deficiências, acessibilidade, inquéritos de saúde e análise de bancos de dados populacionais. Fez doutorado-sanduíche (bolsa CNPq) na Ludwig-Maximilian Universität, em Munique, Alemanha, no ICF-Branch Research. Foi professor adjunto da disciplina de Epidemiologia, Saúde Coletiva e Fisioterapia Preventiva na UFTM. Além disso, ministrou a disciplina de Epidemiologia para o programa de Medicina Tropical e Infectologia; disciplina de Metodologia Científica para o programa de pós-graduação em Atenção à Saúde, orientando mestrandos neste último e no programa de pós-graduação em educação física. Atualmente  trabalha com as disciplinas de gerontologia e internato II e orienta alunos de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública – UFC.

 

Fisioterapeuta pela Universidade Estadual do Pará. Professora Adjunta do curso de Fisioterapia e do Mestrado Profissional em Saúde da Mulher e da Criança da Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Fisioterapia Aplicada a Saúde da Mulher – CAISM/UNICAMP. Mestrado e doutorado pelo Depto de Tocoginecologia na área de concentração Saúde Materna e Perinatal pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Doutorado Sanduíche na Queen’s University – Canadá (2013). Formação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School (2013) e tutora do mesmo curso em 2014. Coordenadora do projeto de extensão PROFISM (Projeto Fisioterapia na Saúde da Mulher) com atuação no ambulatório de Uroginecologia da Maternidade Escola Assis Chateubriand – UFC e Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Saúde da Mulher do Departamento de Fisioterapia (UFC). Linhas de pesquisa: Fisioterapia na disfunções do assoalho pélvico, fisioterapia em obstetrícia, e revisões sistemáticas e meta-análises.

 

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza (1990) e Mestrado em Patologia pela Universidade Federal do Ceará (2005). Doutoranda em Fisioterapia, Universidade Federal de São Carlos(UFSCAR). Docente Assistente II do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará(UFC). Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Saúde da Mulher. Pesquisando atualmente temas relacionados aos métodos de avaliação e intervenção fisioterapêutica relacionados ao assoalho pélvico feminino. Também participa de um consórcio envolvendo pesquisadores brasileiros e canadenses desenvolvendo novas estratégias para o uso da Telereabilitação em portadores de doenças degenerativas cujo objetivo final é a implementação de metodologias inovadoras e acessiveis a camada mais carente da populacão brasileira.